-
Arquitetos: com/c arquitetura
- Área: 140 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Julia Totoli
-
Fabricantes: AutoDesk, Claramar, Corian, Deca, Docol, Fernando Jaeger, Hill House, Líder Interiores, Marcenaria Baraúna, São Geraldo, Trimble Navigation, Veggas, moou
Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção na criação da cidade de Brasília era deixar um marco cultural e artístico jamais visto através de sua arquitetura e urbanismo. Diante desse cenário surge a ideia de se cruzar dois eixos, que mais tarde receberam o nome de Plano Piloto, hoje reconhecido pelo seu formato de avião e suas famosas Super Quadras. E é em uma dessas Super Quadras, mais especificamente na 313 da Asa Sul que se insere o Apartamento Paleta, projeto que tinha como principal demanda dos clientes um espaço para poder receber amigos e familiares sem perder as características modernas e contemporâneas na qual a cidade foi concebida.
Nos 140m2 da planta tínhamos como foco manter os 3 quartos existentes e dar destaque à área social. Para isso deslocamos a área de serviço para onde era a antiga dependência de funcionários, conectando a cozinha com a fachada em cobogó e integrando-a com a sala de jantar e estar, resultando em um ganho de iluminação natural e ventilação cruzada. Viga e pilar foram deixados aparentes de forma rústica, porém, para conferir textura ao cobogó de concreto, a fachada foi pintada de branco. A cozinha foi delimitada a partir do piso com o uso de granitina, material que também foi aplicado na ilha central, criando então um bloco cinza que contrasta com o resto do apartamento. O branco volta a ser inserido na bancada da pia em corian e na marcenaria, que chama a atenção pela "palhinha" aplicada. Seguindo o conceito do projeto, os materiais escolhidos para sala buscam criar uma base neutra: tijolos, painel em lambri (que recebe a televisão e o louceiro embutido com uma porta mimetizada) e piso em taco original. A intenção é dar destaque ao mobiliário e adornos que, juntamente com a vegetação externa que penetra o espaço do apartamento pela fachada envidraçada, traz vida e cor para a paleta.
As áreas molhadas foram as que receberam a maior parte da reforma. O banheiro da suíte também foi beneficiado com a alteração da dependência de funcionários, recebendo iluminação e ventilação vinda do cobogós e possibilitando a criação de um closet na suíte. Um lavabo foi criado onde anteriormente existia um roupeiro. Os revestimentos usados nesses espaços foram porcelanato, pedra Travertino Romano, mármore branco especial, tijolinho e ladrilho hidráulico, sempre nos tons bege e branco. O intuito do projeto era uma reforma de adequação de planta para as necessidades atuais dos moradores. Sua concepção buscou respeitar a ideia original do conceito de Super Quadra e por essa razão utilizamos materiais sóbrios e eternos, aplicando o branco em diversos elementos e em diferentes texturas, complementando com tons claros seguidos de uma paleta de bege e cinza, surgindo assim o nome do projeto.